10 ferramentas do Google para crescer o seu negócio online

O Google é líder nos mecanismos de busca e de navegação, a empresa ao longo dos anos provocou uma verdadeira revolução no comportamento do consumidor e de empresas, tanto no ambiente online quanto no offline. A empresa desenvolveu diversas ferramentas online que oferecem os mais variados tipos de serviços para os seus usuários. Iremos colocar neste artigo especial do TFX algumas ferramentas mais importantes para quem atua com marketing digital.

Google Workspace

Dentre os principais serviços oferecidos pela ferramenta, estão: Google Drive, documentos, planilhas, apresentações, Meet, chat, agenda, formulaŕios, sites, Keep, Jamboard, entre outros. Para utilizar o Google Workspace, basta fazer uma conta no plano Essentials Starter (gratuito) ou escolher um plano pago que melhor atenda às necessidades da sua empresa.

Na modalidade free há apenas algumas funcionalidades liberadas e para adquirir o plano é preciso ter um email corporativo, ou seja, ter um domínio registrado.

Google Search Console

Esta ferramenta é gratuita e permite ao usuário monitorar e otimizar sites para ajudar no ranqueamento de buscas orgânicas no Google. Tendo um desempenho ruim, o Search Console oferece sugestões para corrigir os problemas e melhorar os resultados. A ferramenta é muito utilizada por especialistas em SEO, profissionais de marketing digital, proprietários de empresas, administradores de sites e desenvolvedores web.

  • Corrigir problemas de indexação;
  • Solicitar reindexação de conteúdo novo ou atualizado;
  • Verificar se o Google consegue encontrar e rastrear o seu site;
  • Visualizar todos os dados de tráfego, como: frequência, clique, assuntos mais buscados, entre outros;
  • Receber alertas de spam;
  • Resolver problemas relacionados a usabilidade mobile, entre outros.

 
10 ferramentas do Google para crescer o seu negócio online

Google Maps

O Google Maps é o serviço de GPS do Google. Ele pesquisa mapas e imagens via satélite e fornece trajeto para qualquer endereço, seja de carro, transporte público, bicicleta ou até a pé. Para alcançar mais pessoas e trazer movimento para seu negócio local, é possível inserir o nome do estabelecimento no Google Maps. Assim, quando alguma pessoa desejar comparecer presencialmente, basta digitar o nome da empresa na ferramenta e traçar a rota de destino. Para isso, basta cadastrar a companhia no Google Meu Negócio.

Google Shopping

O Google Shopping é um site comparador de preços muito inteligente, intuitivo e prático. Ele funciona como uma espécie de vitrine virtual, mostrando produtos de lojas cadastradas na ferramenta. No Google Shopping, possui diversos filtros de pesquisa, como: preço, tamanho, marca, avaliação, condição (novo ou usado), vendedor, entre outros.

Google Keep

O Google Keep é um aplicativo muito prático para quem está sempre online ou trabalha com marketing digital. Esta ferramenta serve para te socorrer nestes momentos. Com o programa instalado no celular ou tablet, é possível salvar textos, listas, imagens, áudios, ou até unir todos os recursos em uma mesma nota.

Google Ads

Com o Google Ads as empresas anunciam na plataforma. Ela também funciona como uma vitrine, onde você aluga um espaço para divulgar o seu produto, serviço, empresa, entre outros. Na plataforma não é preciso determinar um valor fixo por tipo de anúncio ou posicionamento, pois, é o administrador da campanha que deve estipular quanto está disposto a gastar no mês ou por campanha e o quanto está disposto a pagar por CPC (Custo por clique) ou CPM (Custo por mil impressões).

Google Adsense

O Google AdSense é uma ferramenta online que permite que empresas coloquem anúncios em sites ou blogs. Se você deseja investir nesse tipo de campanha é importante saber que o anunciante não escolhe a página online em que sua publicidade será exibida, mas elas são direcionadas de acordo com as palavras-chaves e segmento de público cadastradas na veiculação.

Agora, se você é criador de conteúdo, essa pode ser uma boa oportunidade para ganhar uma renda extra, visto que as publicidades são criadas e pagas pelos anunciantes que querem promover produtos ou serviços. Mas, vale ressaltar que o valor pago é variável.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito do Google que permite que administradores integrem seus sites na plataforma para fornecer dados analíticos sobre os acessos, comportamento e navegação, por meio de códigos de rastreamento. O recurso é indispensável na criação de estratégias de marketing digital e tomadas de decisão.

  • Utilizando essa ferramenta é possível analisar:
  • Quantas pessoas acessaram o site;
  • Como elas pesquisaram no Google para encontrá-lo;
  • Quantas páginas do site as pessoas costumam navegar;
  • Identificar conteúdos com melhor desempenho;
  • Verificar a velocidade de carregamento das páginas;
  • Analisar quanto tempo os usuários passam consumindo conteúdo, entre outros.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio ou Google My Business é um recurso gratuito que permite que empresas e clientes se conectem através das buscas do Google ou no Google Maps. Ele é uma importante ferramenta de marketing, pois, ele valoriza a presença digital de uma empresa, mostrando um pouco sobre ela, destacando seus diferenciais e potencializando as vendas, principalmente através do relacionamento e reconhecimento de marca.

Utilizando essa ferramenta é possível:

  • Divulgar informações de contato, como: telefone, site, endereço online e físico;
  • Exibir seu horário o atendimento;
  • Publicar ofertas e promoção;
  • Divulgar fotos;
  • Mostrar avaliações de consumidores, entre outros.

Google Alertas

Essa ferramenta é um serviço gratuito que notifica o usuário quando o buscador detecta um novo conteúdo indexado, a partir de termos pré-definidos. Ele pode ser utilizado tanto por assessorias de imprensa, quanto por empresas ou até criadores de conteúdo que desejam monitorar sobre algum tema ou marca específica.

Gostou do artigo? Esperamos ter ajudado você com as dicas deste artigo. 🙂


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